- Clínica Geral e Prevenção
- Ortodontia
- Odontopediatria
- Implantes
- Endodontia
- Prótese Dental
- Odontologia Estética
- Periodontia
- Cirurgia oral menor
- Laserterapia
É o primeiro contato do paciente na clínica. Na consulta de avaliação inicial é realizada uma anamnese criteriosa seguida de exames clínicos, fotográficos e radiográficos, onde as principais queixas e dúvidas são esclarecidas e tem como objetivo: a prevenção, o diagnóstico e tratamento de doenças bucais e levantamento das necessidades estéticas e funcionais.
Ortodontia
A Ortodontia é a especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão, ou seja, disfunções dento-faciais. Através de aparelhos ortodônticos e ortopédicos é possível melhorar a posição dos ossos maxilares e alinhar dentes mal posicionados seja com a utilização de aparelhos fixos, móveis ou alinhadores estéticos.
Alinhe seus dentes de forma discreta e confortável com o tratamento Invisalign®
O QUE É INVISALIGN?
É um sistema revolucionário de alinhadores transparentes, desenvolvido para corrigir diversos problemas ortodônticos de forma prática e discreta. Ao contrário dos aparelhos metálicos tradicionais, os alinhadores Invisalign® são personalizados e removíveis, facilitando a higiene bucal e garantindo mais conforto durante o uso.
Durante o tratamento os alinhadores são trocados periodicamente, movendo seus dentes gradualmente para a posição ideal.
Odontopediatria
A odontopediatria é a área dentro da odontologia dedicada aos cuidados da saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes. O principal foco dessa especialidade é promover a consciência sobre a importância de criar hábitos saudáveis da criança, para que sejam mantidos ao longo da vida.
Na odontopediatria, a palavra de ordem é a prevenção. Quanto mais cedo começar, melhor. Por isso, as futuras mamães podem até mesmo aproveitar a fase da gestação para receber as orientações sobre os cuidados iniciais com o bebê, chamamos de pré natal odontológico.
O objetivo principal dos primeiros contatos com o dentista pediatra é construir uma experiência de aprendizados. Assim, você pode evitar desgastes com o tratamento corretivo de problemas já existentes. Isso é fundamental para que essa dinâmica comece livre de traumas para os pequenos.
Já para os pais, a odontopediatria serve como um guia para entender todas as fases da infância. Isso ocorre antes mesmo do nascimento do primeiro dentinho.
Por se tratar de um momento repleto de novas experiências, muitas dúvidas surgem e o odontopediatra é o profissional mais habilitado para sanar as suas dúvidas e orientar em cada fase da vida de seu filho (a)
Implantes
Os implantes dentários, são pinos de titânio colocados cirurgicamente nos ossos maxilares; são substitutos artificiais das raízes dos dentes naturais; uma vez instalado, o dentista consegue colocar próteses dentarias simulando o dente perdido devolvendo estética e função mastigatória.
As Próteses sobre implantes podem ser do tipo unitárias (perda de um dente), múltiplas (mais de um dente) e totais (para os casos de desdentados totais).
Endodontia
A Endodontia é a área da odontologia responsável pela prevenção e tratamento das doenças da polpa do dente, mais conhecidos como “tratamento de canal”. A Endodontia também atua no tratamento clínico-terápico dos casos de necrose pulpar e suas possíveis complicações, como abscessos, cistos de pequeno e médio porte, entre outros.
Reabilitação com Prótese Dentárias
A reabilitação oral com próteses dentárias é um tratamento que pode trazer benefícios estéticos, funcionais e de saúde geral. A reabilitação oral é uma especialidade da odontologia que visa restaurar a função mastigatória, estética e fonética do paciente.
- Existem vários tipos de próteses dentárias, como: Prótese fixa, que substitui a coroa dos dentes naturais e está indicada para quem perdeu um ou mais dentes
- Implantes osseointegrados: substituem as raízes dos dentes perdidos
- Laminados, lente de contato ou faceta, que corrige a forma e a coloração dos dentes
Para definir o tipo de prótese mais indicado, é necessário realizar uma avaliação clínica criteriosa, fotografias e alguns exames de imagem, como radiografias ou tomografias computadorizadas.
Odontologia Estética
O sorriso é uma das mais importantes expressões faciais.
A Odontologia Estética é responsável por oferecer soluções dentárias aos pacientes que buscam corrigir, restaurar ou alterar a aparência dos dentes, afinal um sorriso perfeito e saudável abre muitas portas!
Através de tratamentos como:
- Clareamento dental;
- Restaurações em resina composta;
- Resinas infiltrantes (ICON)
- Laminados;
- Lentes, facetas e coroas dentais em resina ou em cerâmica é possível alcançar resultados estéticos naturais e funcionais.
Periodontia
A Periodontia estuda, faz o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das doenças gengivais e periodontais. A gengivite é uma doença periodontal bastante comum caracterizada pelo sangramento gengival, já a periodontite é uma doença inflamatória crônica que pode levar à perda dos dentes se não diagnosticada e tratada adequadamente. O agente causador da doença periodontal é a placa bacteriana ou biofilme dental o qual se adere à superfície do dente, mas há casos em que estão associados a alguns fatores de risco: tabagismo, diabetes a má oclusão, distúrbios hormonais, próteses mal adaptadas, aparelhos ortodônticos ou uso de medicamentos.
Tanto a Gengivite quanto a periodontite devem ser diagnosticadas e tratadas com:
- Orientação quanto aos cuidados de higiene e personalização de produtos de higiene bucal;
- Limpeza, profilaxia e polimento dental para remoção de biofilme
- Raspagens de tártaro supra e subgengival (periodontite) para remoção de tártaro e tecidos inflamatórios;
- Orientação quanto aos fatores de risco: tabagismo, álcool, estresse, dieta inadequada;
- Programa de controle e prevenção com visitas regulares;
- Para casos mais avançados, pode ser necessário o uso de antibióticos e cirurgias corretivas como: enxertos, curetagens, regeneração guiada.
Além disso a periodontia trata das questões da estética vermelha, são as chamadas Cirurgias Plásticas Periodontais. São procedimentos cirúrgicos que corrigem os defeitos na gengiva e nos tecidos periodontais, com o objetivo de melhorar a estética do sorriso.
A cirurgia plástica periodontal está indicada para corrigir problemas como:
- Retração gengival;
- Alterações nas papilas interdentais;
- Perda de altura e espessura em áreas em que dentes foram extraídos;
- Tecidos moles ao redor de implantes;
- Sorriso gengival, quando a gengiva cobre demais os dentes;
- Pigmentações escuras na gengiva;
- Cirurgias Pré Protéticas (aumento de coroa clínica e restaurações transcirúrgicas.
Cirurgia Oral Menor
A cirurgia oral menor é um conjunto de procedimentos cirúrgicos de pequeno porte, realizados por dentistas especializados, para tratar problemas na boca, maxila, mandíbula e regiões adjacentes:
- Extração de dentes, incluindo o siso
- Pequenas correções ósseas
- Frenectomia, que é a cirurgia de redução do freio labial
- Apicectomia, que é a remoção de lesões na ponta da raiz do dente
- Enxertos ósseos
- Cirurgias gengivais e periodontais
A cirurgia oral menor é realizada no consultório do dentista sob anestesia local e o pós-operatório pode ser feito em casa. A recuperação é rápida e o paciente não precisa se afastar das atividades diárias por muito tempo.
Laserterapia
O laser de baixa potência, também conhecido como laser terapêutico é usado na Odontologia para tratar uma variedade de condições, como:
-Hipersensibilidade dentária, -Aftas,
-Herpes labial,
-Lesões traumáticas,
-Candidíase
-Dor e disfunção da ATM
-Pós operatórios cirúrgicos
-Mucosite em pacientes oncológicos
-Halitose
Os lasers de baixa potência atuam da seguinte forma:
– reparação e bioestimulação dos tecidos
– Aliviam a dor modulando a inflamação
– Aceleram a cicatrização aumentando a síntese de colágeno e melhorando a organização tecidual.
A aplicação dos lasers de baixa potência é indolor, têm ação local e um tempo curto de aplicação.
Os lasers de baixa potência mais utilizados são os de diodo, que podem ter comprimentos de onda no visível (vermelho) e infravermelho.
No entanto, a laserterapia não é indicada em casos de suspeita de tumores, pois estimula o metabolismo das células locais. Cada caso deve ser avaliado com atenção pelo profissional responsável pelo procedimento.