O que é Nutrologia?

A Nutrologia é o ramo da medicina que se ocupa da nutrição em todos os seus aspectos, normais, patológicos, clínicos e terapêuticos. É a especialidade médica que tem como função fazer o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das enfermidades nutroneurometabólicas.

A atuação clínica nutrológica abrange:

- Diagnosticar e tratar as doenças nutricionais (que incluem as doenças nutroneurometabólicas de alta prevalência como: a obesidade, a hipertensão arterial e o diabetes mellitus), recorrendo à solicitação e avaliação de exames diagnósticos, quando necessário ;

- Identificar possíveis “erros” alimentares, hábitos de vida ou estados orgânicos que estejam contribuindo para o quadro nutricional do paciente, já que as interrelações entre nutrientes-nutrientes, nutrientes-medicamentos e de mecanismos regulatórios orgânicos são complexas;

- Esclarecer ao paciente:
que doenças nutricionais envolvem desde condições mais simples, como anemia ferropriva e carência de vitamina A, até condições mais complexas como: obesidade, hipertensão arterial, diabetes mellitus, vários tipos de câncer, anorexia nervosa, osteoporose, entre muitas outras;

- Identificar quais são as substâncias benéficas e maléficas presentes nos alimentos, de modo que ele mesmo saiba fazer as suas escolhas alimentares para viver mais e melhor e
que a ingestão do nutriente não assegura o seu aproveitamento pelo organismo;

- Orientar o paciente quanto a informação nutricional é fundamental para a diminuição de riscos de doenças e promoção da saúde e bem-estar;
que o seu comportamento alimentar – como a distribuição dos alimentos ao longo do dia e intervalos entre as refeições – assim como suas escolhas alimentares, influenciam os mecanismos regulatórios endógenos;

- Propor ao paciente mudanças de hábitos de vida, especialmente os hábitos dietéticos, que possam contribuir para a prevenção e tratamento de doenças, e, naturalmente, evitar a recorrência de quadros previamente tratados;

- Enfatizar a necessidade de acompanhamento sistemático do estado nutricional através de uma avaliação periódica (check-up nutrológico) para permitir, inclusive, o diagnóstico precoce de possíveis desequilíbrios nutricionais;

- Avaliar, indicar, prescrever e acompanhar diariamente os pacientes em Terapia Nutricional Intrahospitalar, seja enteral ou parenteral.

- Avaliação da capacidade funcional por meio de testes de força tais como: dinamometria e testes funcionais como, por exemplo, teste da caminhada de 6 minutos e teste de sentar – levantar (TSL).

- Avaliação por ultrassonografia de partes moles da espessura muscular do quadríceps visando o diagnóstico de sarcopenia e desnutrição.

- Avaliação nutrológica pré e pós participação esportiva.

- Contribuir continuamente com o estudo do papel dos nutrientes em todas as fases da vida em prol de uma longevidade saudável

Nutrologia Funcional

Nutrologia é a especialidade médica clínica que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças do comportamento alimentar. Nutrólogo é o médico especializado em Nutrologia Funcional, que pesquisa o impacto dos nutrientes no organismo. O nutrólogo é um profissional médico especialista em nutrologia. Essa especialidade avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, de modo a auxiliar na manutenção da saúde e na redução de riscos de doenças. O médico nutrólogo também faz diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas à falta ou excesso desses nutrientes. Ele pode diagnosticar e tratar, por exemplo, obesidade, hipertensão arterial e diabetes. Além disso, pode identificar possíveis erros alimentares e de hábitos de vida, auxiliando em mudanças importantes em benefício da saúde.

Funções do Nutrólogo

O nutrólogo pode atuar em diferentes frentes e com variados objetivos. Conheça algumas atividades e responsabilidades do nutrólogo:
Diagnosticar e tratar doenças nutricionais, como diabetes, hipertensão ou obesidade
Identificar maus hábitos alimentares ou de vida, orientando o paciente sobre a relação deles com o seu estado de saúde
Incentivar o paciente a fazer um acompanhamento periódico do seu estado nutricional
Educar o paciente em relação aos benefícios e malefícios de determinadas substâncias, e a importância da informação nutricional para a garantia da qualidade de vida
Contribuir com o estudo constante do papel dos nutrientes em busca de uma vida longa e saudável
O que é nutrologia funcional ou nutrologia médica
Conforme a Associação Brasileira de Nutrologia, nutrologia funcional, também chamada de nutrologia médica, é a especialidade da medicina que estuda, analisa e compreende o impacto dos nutrientes ingeridos no organismo.
Especialização que forma o profissional nutrólogo, a nutrologia pesquisa os benefícios e os malefícios dos nutrientes, buscando entender as necessidades orgânicas do ser humano. Com isso, é capaz de prever e corrigir manifestações de falta ou excesso de determinados nutrientes, preservando a saúde e o bem-estar do paciente.
A nutrologia é a especialidade capaz de cruzar os conhecimentos, permitindo a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças diretamente relacionadas à ingestão de determinados nutrientes.
Qual especialidade devo buscar para reeducação alimentar?
Você está buscando uma reeducação alimentar e não sabe a qual especialidade recorrer? Vamos ajudar com isso!
Como explicamos, o profissional responsável por montar dietas individuais, respeitando a rotina, preferências e proporções adequadas de nutrientes para cada paciente é o nutricionista.
Se você deseja melhorar a sua rotina alimentar ou, ainda, mudar drasticamente sua ingestão de alimentos - por exemplo, se tornar vegetariano ou vegano - , você pode consultar um nutricionista para garantir que os nutrientes necessários estejam sendo consumidos.
No entanto, se você já passa por um período de dificuldades para emagrecer (ou engordar, dependendo do seu caso), você pode querer consultar o nutrólogo. O nutrólogo será capaz de avaliar o efeito dos nutrientes em seu organismo e, com isso, entender o porquê você não responde a certas dietas como deveria.
Qual especialidade devo buscar para alergia a alimentos?
O nutrólogo pode identificar alergias e intolerâncias, orientando o paciente para uma nova rotina alimentar
Se você procura descobrir se tem alguma alergia alimentar, nenhuma das especialidades apresentadas neste artigo é a ideal. Você deve procurar um alergologista.

Porém, o nutrólogo é um profissional capaz de identificar alterações no organismo em relação a determinadas substâncias. Assim, poderá notar alguma possível alergia ou intolerância alimentar, encaminhando-o para uma consulta com um especialista.
O acompanhamento nutricional com um nutrólogo, seguido por exames periódicos, poderá alertá-lo em relação a inúmeros sintomas ou problemas de saúde, dos mais simples aos mais graves - incluindo alergias ou intolerâncias.
Não deixe de fazer seu exame geral para manutenção de sua saúde e qualidade de vida.

Nutricionista pode receitar remédios?

Não. O nutricionista não tem formação médica, portanto, não pode receitar medicamentos. O que ele pode, porém, é indicar o uso de suplementação nutricional, natural ou não. Para receitas de medicamentos farmacológicos, mesmo os que não são de uso controlado, você deve consultar um médico.

Nutrólogo pode prescrever dieta?

Não. Assim como o nutricionista não pode prescrever medicamentos (porque não é médico), o nutrólogo não pode prescrever dietas (porque não é nutricionista). Somente o profissional formado em Nutrição é habilitado para prescrever dietas, de acordo com a proporção correta de nutrientes e calorias, para cada indivíduo.

Tenho dificuldade para emagrecer, a quem devo recorrer?

Muitas pessoas lutam anos contra a balança, fazendo de tudo para encontrar a paz com o corpo que acreditam ser o ideal. A verdade é que este tipo de comportamento pode fazer com que medidas desesperadas sejam tomadas, como uso de remédios para emagrecer, restrições alimentares graves ou distúrbios alimentares, como bulimia, por exemplo. Para emagrecer, não existe milagre. É uma alimentação adequada, exercícios físicos e um bom controle nutricional e hormonal. Então, se você já fez de tudo e o “efeito sanfona” parece nunca terminar, consulte um nutrólogo. Ele será capaz de identificar as dificuldades encontradas pelo organismo para emagrecer e manter o peso adequado. Assim, irá orientar a melhor forma de você mudar sua rotina, conquistando mais saúde e qualidade de vida.